VOLTAR

Brasil faz lista com nomes de planta para evitar pirataria

FSP, Ciência, p. A16
23 de Mai de 2006

Brasil faz lista com nomes de planta para evitar pirataria

DA FOLHA ON-LINE, EM BRASÍLIA

Depois do susto ao ver o cupuaçu da Amazônia registrado como uma marca japonesa, o governo brasileiro elaborou uma lista com mais de 3 mil espécies de plantas para evitar seu registro e uso indevidos no exterior.
Elaborada pelo Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual e divulgada ontem, a lista visa prevenir pedidos de registros e cancelar os já concedidos, para que não prejudiquem a comercialização desses produtos no mercado internacional.
O registro do cupuaçu já foi anulado, e o governo pretende defender agora o uso do açaí, da acerola e do maracujá, entre outros.
A lista traz os nomes científicos dos produtos, além de suas variantes (como aipim e mandioca, por exemplo). Os dados estarão disponíveis em CD-ROM e no site do Ministério do Desenvolvimento (www.mdic.gov.br).

FSP, 23/05/2005, Ciência, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.