VOLTAR

Brasil faz acordo com governo da Alemanha

A Crítica-Manaus-AM
15 de Fev de 2002

Os governos do Brasil e da Alemanha assinaram ontem um acordo de cooperação financeira no valor de 66 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões) para a execução de projetos de preservação de florestas tropicais.

Os projetos se referem à preservação da mata atlântica nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina e do Paraná, além da proteção de terras e de populações indígenas, monitoramento e controle de desmatamento e queimadas e manejo florestal sustentável da Amazônia.

Também foi assinado memorando de entendimentos entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Alemão Aeroespacial (DLR). Esse memorando estabelece as diretrizes da cooperação entre as duas agências.

Por meio desse mecanismo, ambos os países pretendem aumentar sua cooperação em áreas com alto potencial econômico e capazes de contribuir para seus programas ambientais.

Em um "plano de ação" acordado entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e o chanceler Gerhard Schröder, Brasil e Alemanha manifestam sua determinação de incrementar a cooperação e aprofundar o diálogo já existente em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Brasil e Alemanha enfatizam no documento o significado da próxima Cúpula de Desenvolvimento Sustentável Rio+10, marcada para setembro próximo em Johannesburgo, e expressam sua intenção de trabalhar com vistas à coordenação de posições e formulação de iniciativas comuns.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.