VOLTAR

Brasil e Peru discutem vigilância de suas fronteiras

Radiobrás-Brasília-DF
25 de Mar de 2004

Os ministros da Defesa do Brasil, José Viegas, e do Peru, Roberto Chiabra, discutem em Lima a cooperação dos dois países para a segurança da fronteira, ameaçada pelas guerrilhas colombianas, pelo narcotráfico e pelo tráfico de madeiras.

O Brasil tem um acordo para ajudar o vizinho na vigilância da parte peruana da Floresta Amazônica. A cooperação iniciou depois da conclusão do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), cujo monitoramento abrange também áreas localizadas em países fronteiriços.

Viegas e Chiabra também devem negociar um acordo científico e de sistemas de defesa. Segundo o ministério da Defesa do Peru, está ainda na pauta do encontro a troca de informações sobre a modernização e a reestruturação das Forças Armadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.