VOLTAR

Brasil e França estudam acordo em petróleo

O Globo, Negócios & Cia, p. 32
Autor: OLIVEIRA, Flávia
08 de Mai de 2013

Brasil e França estudam acordo em petróleo
Blocos da 11ª Rodada no Amapá geraram temor de vazamentos no mar da Guiana Francesa. Ideia é prevenir acidentes

A 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), dias 14 e 15, já tem ao menos um desdobramento internacional. Trata-se de um futuro acordo de cooperação entre Brasil e França para prevenir acidentes na exploração de petróleo offshore.
Assim que autoridades brasileiras anunciaram a entrada no leilão de blocos da Foz do Amazonas, no mar do Amapá, o governo francês manifestou formalmente ao Ministério das Relações Exteriores preocupação com o risco de vazamento de óleo na região. É que as correntes marítimas do estado do Norte vão na direção da Guiana Francesa, departamento da nação europeia. O país teria reservas estimadas entre 500 milhões e um bilhão de barris. Chegou a ter áreas cedidas para exploração por Shell, Tullow Oil e Total.
A inclusão da Foz do Amazonas na licitação brasileira confirma a existência de petróleo na área.
O Itamaraty, em nota à coluna, confirma que "o Brasil estuda propor à França projeto de acordo de cooperação para prevenção de acidentes". Quando firmado, será o 1o documento do tipo já assinado pelo país. É que toda a produção nacional de petróleo se dá em áreas sem fronteira com outros países.

O Globo, 08/05/2013, Negócios & Cia, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.