VOLTAR

Brandão chama atenção das autoridades para caos indígena



Jornal pequeno
19 de Abr de 2007

O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) foi à tribuna da Câmara dos Deputados para manifestar sua indignação com os últimos acontecimentos nos municípios de Arame e Estreito, onde estão acontecendo protestos indígenas. Após o confronto com comerciantes locais, que invadiram a aldeia, um índio foi assassinado e dois ficaram feridos, em Arame. "Fecharam a MA- 006 em virtude da Funasa não estar atendendo com respeito e dignidade a solicitação dos índios. Eles pedem apenas por saúde", ressaltou Brandão.

Em outro momento, o parlamentar também citou o protesto dos índios que está interditando a Belém-Brasília, na altura do município de Estreito, na divisa com o Tocantins. Os índios reclamam da construção de uma usina hidrelétrica na região, pelo Consórcio Ceste, sob a justificativa do não reconhecimento, por parte do consórcio, dos impactos ambientais que a barragem causará aos povos indígenas.

"Eles estão insatisfeitos pela falta de diálogo com a empresa que está construindo uma grande hidrelétrica naquele municípios. É preciso que haja a construção da hidrelétrica para gerar energia, mas também é preciso escutar a comunidade indígena", disse o parlamentar em tom de indignação pela situação em que se encontram os índios no Maranhão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.