VOLTAR

BR vai fazer mistura de biodiesel para veiculos a partir do proximo ano

OESP, Economia, p.B8
04 de Nov de 2004

BR vai fazer mistura de biodiesel para veículos a partir do próximo ano
Renée Pereira
A adição de 2% de biodiesel no óleo diesel deverá ser feita pela BR Distribuidora. Segundo o gerente-geral da Embrapa e integrante do grupo gestor do programa, José Roberto Rodrigues Peres, a empresa já começou a preparar a estrutura para misturar o combustível. Ele afirmou ainda que o biodiesel brasileiro - que vem sendo desenhado pelo Ministério de Minas e Energia junto com o Ministério da Agricultura e Fazenda - será lançado até o fim do mês, mas somente começará a ser usado nos veículos a partir de 2005 por causa da colheita da mamona, que leva cerca de seis meses.
Além disso, Peres adiantou que o governo está estudando a isenção de impostos na fase de processamento do óleo para tornar o combustível mais competitivo no mercado. Na Receita Federal, no entanto, ninguém comenta o assunto. A dúvida no mercado é se o biodiesel terá a mesma tributação dos demais combustíveis, como a gasolina, álcool ou diesel comum. Para os especialistas, o governo precisa desonerar o combustível de alguns impostos na fase inicial do programa até atingir a produção em grande escala.
Segundo Peres, o programa começará com uma plantação de mamona de 50 mil hectares, especialmente no Nordeste do País. Isso significará a produção de 30 milhões de litros de biodiesel. Como essa quantidade não será suficiente para abastecer todo o mercado, a tendência é que inicialmente o uso do biodiesel não seja obrigatório até que o mercado se desenvolva.
Cerca de 50% do combustível que será consumido no País deve vir da mamona, por causa do apelo social. A plantação, cultivo e colheita da planta são intensivos em mão-de-obra, contribuindo para a criação de empregos e distribuição de renda para milhares excluídos nas regiões mais carentes.
Apesar disso, outras matérias-primas também serão usadas para a produção do combustível, soja, dendê, milho, girassol, babaçu, palma, algodão e colza reagidos com álcool etílico. No exterior, o biodiesel é feito com metal. .

OESP, 04/11/2004, p. B8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.