VOLTAR

A BR - 174 já cruzou o territorio dos atroaris

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
18 de Out de 1972

Os trabalhos de desmatamento e terraplanagem da BR - 174, necessários para a construção da estrada BR - 174, já atravessaram todo o território dos Waimiri Atroari. Os índios não ofereceram resistência.

Esses índios foram pacificados pelo sertanista da Funai, Gilberto Figueiredo Pinto. Antes dele houveram outras tentativas de pacificação dos Waimiri Atroari, a mais famosa foi a do padre Calleri. Essa missão foi quase todo massacrada pelos índios.

A notícia descreve, detalhadamente, como foi que o sertanista Gilberto Pinto se aproximou dos Wamiri Atroari, ganhou confiança e conseguiu convencer os índios a aceitarem a presença dos trabalhadores da estrada em seus territórios (assim como a aceitarem o desmatamento de suas matas).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.