VOLTAR

Bônus na conta d'água pode ir até verão

FSP, Cotidiano, p. C4
11 de Jul de 2014

Bônus na conta d'água pode ir até verão
Candidato à reeleição, Alckmin estuda manter desconto por redução no consumo na temporada chuvosa, que vai até março
Governador afirma que medida continuaria até recuperação de represas; na terça (9), ele recuou de sobretaxa

De Ribeirão Preto de São Paulo

Um dia após recuar da proposta de sobretaxar quem não economiza água, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que analisa estender o bônus de 30% na conta dos poupadores até a temporada de chuvas, que ocorre nos meses de primavera e verão (setembro a março).
"Estamos estudando prolongá-lo mesmo no período das chuvas para poder recuperar as represas", afirmou Alckmin nesta quinta (10), em visita à região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), uma das mais afetadas pela atual crise hídrica do Estado.
A intenção de manter o desconto na fatura de quem reduz seu consumo médio de água em ao menos 20% é anunciada pelo tucano a menos de três meses das eleições, quando ele disputará um segundo mandato.
Implantada em caráter emergencial em fevereiro, a política de desconto da Sabesp (empresa de saneamento do Estado) duraria até setembro e se restringiria aos usuários do sistema Cantareira na Grande São Paulo --cerca de 9 milhões de pessoas.
Em março, entretanto, o governador anunciou a ampliação do desconto para aproximadamente 17 milhões de pessoas, em 31 municípios.
Na ocasião, Alckmin calculava que o custo do bônus seria da ordem de R$ 800 milhões. A estimativa, porém, é maior hoje, já que outras 11 cidades no interior foram incluídas na área do programa.
Segundo o governo, 91% da população está economizando água, sendo que mais de 40% dela poupou o suficiente para ganhar o bônus.
Apesar disso, o nível do sistema Cantareira não para de cair. Ontem (10/7), ele estava em 18,7%, incluindo o "volume morto" --reserva de água abaixo das comportas, que precisa ser bombeada.
Utilizado desde maio, o "volume morto" representa hoje 73% de toda a água disponível no Cantareira, de acordo com dados monitorados pela ANA (Agência Nacional de Águas).

SOBRETAXA
Na quarta (9), Alckmin afirmou não ver necessidade de cobrar sobretaxa de 30% daqueles que elevassem, mesmo que em uma gota, seu gasto médio de água --ideia que havia defendido durante os três meses anteriores.
Disse, ainda, que a cobrança estava a critério da Arsesp (agência reguladora de saneamento), ligada ao governo estadual. Procurada ontem, a agência disse que não ia se pronunciar sobre o tema.

Moradores de Itu fazem procissão para pedir chuva

Ana Krepp de São Paulo

Moradores de Itu, que estão sob racionamento de água há cinco meses, resolveram apelar aos céus para que volte a chover na cidade.
Na quarta-feira (9), eles saíram em caminhada organizada pelo padre Francisco Carlos Rossi, da paróquia da Candelária, pedindo que Deus mande chuva para a região.
"Assim como o profeta Elias em um momento da história também suplicou a Deus, e Deus mandou chuva. Nós nos baseamos em situações bíblicas e, diante da necessidade de água, pedimos por todas as cidades, não só por Itu", disse o padre.
A procissão, que começou às 9h e acabou uma hora depois, surtiu efeito, segundo Rossi. Às 15h, chovia em Itu.
"Deu uma pancadinha de chuva à tarde, que chegou a fazer enxurrada. À noite foi melhor, durou a madrugada. Mas ainda falta muito para chover o que precisamos."
Segundo estimativa da paróquia, cerca de 2.000 pessoas participaram da caminhada de 2 km. No destino final, a igreja Santa Cruz, os fiéis fizeram orações e lavaram simbolicamente uma cruz com a água que traziam em garrafas.
Padre Rossi conta que se inspirou em outra caminhada, realizada há 70 anos em um período de estiagem parecido com o que os moradores da cidade vivem agora.
Sobre o prazo para que a graça seja alcançada, ele desconversa. "É de acordo com a vontade de Deus, nossa vontade e nosso merecimento."
Como o racionamento deve permanecer pelos próximos 90 dias, moradores estão comprando caixas-d'água para colocar na garagem e bombas para fazer a água subir até os reservatórios da casa.
A venda de caixas-d'água mais que dobrou nos últimos meses, segundo vendedores. A fila de espera é de até 15 dias.

FSP, 11/07/2014, Cotidiano, p. C4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/175429-bonus-na-conta-dagua-…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/175427-moradores-de-itu-faze…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.