VOLTAR

Bombeiros formam 1ª brigada indígena do Estado

Midianews-Cuiabá-MT
09 de Set de 2003

Mato Grosso conta, a partir de agora, com a primeira brigada indígena contra incêndios. Entre os dias 25 a 29 de agosto, o Corpo de Bombeiros, juntamente com o IBAMA, FEMA e FUNAI fizeram um treinamento na Aldeia Bakairi, localizada a 92 km do município de Paranatinga (500 km de Cuiabá).

Sessenta índios foram capacitados para a preservação do meio ambiente e combate aos focos de queimadas na região da reserva. Eles tiveram orientações específicas sobre o uso conveniente do fogo, através das queimadas controladas, educação ambiental e primeiros socorros.

"A iniciativa é necessária para atualizar os conhecimentos dos índios quanto ao uso correto do fogo, que continuam fazendo uso de forma descontrolada e sem os conhecimentos básicos de seu manejo", disse o capitão Vagner Jorge Santino da Silva, palestrante do curso.

Além do capitão Vagner, palestrou também o 1o Ten Jefferson da Silva Amarante, que comentou "as praticas de primeiros socorros serviram para mostrar aos indígenas que existem meios eficientes e simples para salvar vidas".

Os índios também foram orientados sobre como proceder quando pescadores e caçadores entrarem nas áreas da reserva, trabalho que coube ao IBAMA e a FEMA. A idéia é evitar qualquer tipo de conflito.

A partir desta primeira experiência, o Corpo de Bombeiros e seus parceiros esperam estender os conhecimentos para todas as aldeias do Estado, "tornando os índios parceiros na luta contra as queimadas", concluiu o capitão Vagner.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.