VOLTAR

Bolsonaro promete liberar garimpo em áreas quilombolas e indígenas

Brasil 247 https://www.brasil247.com/
14 de Jul de 2018

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro prometeu, durante passagem por Parauapebas (PA), que irá levar o "progresso" às aldeias indígenas e que irá liberar a atividade do garimpo em áreas quilombolas ou mesmo permitir que eles possam venderas áreas já demarcadas."

No meu governo, o progresso vai entrar nas terras indígenas, como vai entrar nos quilombolas também. O quilombola que quiser garimpar na sua terra, vai garimpar. Se quiser vender sua terra, vai vender também. O que a comunidade indígena quer é se integrar cada vez mais à nossa sociedade", disse Bolsonaro.

Atualmente, uma das principais razões de conflitos para indígenas e quilombolas estão no avanço do garimpo, ampliação de latifúndios e o desmatamento em áreas já demarcadas por lei.

Apesar de agora defender o "progresso nestas áreas", em ocasiões anteriores Bolsonaro já havia feito declarações preconceituosas contra os quilombolas. "Eu fui em um quilombo em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas", disse durante um evento há alguns meses. Ele ainda acrescentou que eles "não fazem nada" e que "nem para procriador eles servem mais".

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/361763/Bolsonaro-promete-libera…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.