VOLTAR

Bolsonaro é denunciado na ONU por 'tragédia devastadora'

Valor Investe - https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia
15 de Mar de 2021

Bolsonaro é denunciado na ONU por 'tragédia devastadora'
'A situação do Brasil é desesperadora', diz o comunicado. O país segue batendo recordes diários de morte por covid-19, tem um processo de vacinação lento e se aproxima de 300 mil vidas perdidas pela doença

Por Assis Moreira, Valor - Genebra 15/03/2021

A Comissão Arns e a organização não governamental Conectas denunciaram hoje o governo de Jair Bolsonaro por "devastadora tragédia humanitária", durante intervenção no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra. Segundo a representante da Comissão Arns, Maria Hermínia Tavares de Almeida, "a situação do Brasil é desesperadora", diz o comunicado. O país segue batendo recordes diários de morte por covid-19, tem um processo de vacinação lento e se aproxima de 300 mil vidas perdidas pela doença. "Viemos aqui hoje para criticar as atitudes recorrentes do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia", afirmou a representante da entidade. "Ele desdenha das recomendações dos cientistas; ele tem, repetidamente, semeado descrédito em todas as medidas de proteção, como o uso de máscaras e distanciamento social; promoveu o uso de drogas ineficazes; paralisou a capacidade de coordenação da autoridade federal de Saúde; descartou a importância das vacinas; riu dos temores e lágrimas das famílias e disse aos brasileiros para parar de 'frescura e mimimi'", afirmou.
As duas organizações mencionaram também, segundo o comunicado, que as poucas medidas econômicas e sanitárias em vigor no país ocorreram por determinação dos Poderes Legislativo e Judiciário federais, além de governadores e prefeitos. Siga o Valor Investe: "É por isso que estamos aqui, hoje, para chamar a atenção deste Conselho e apontar a responsabilidade do presidente Bolsonaro em promover, por palavras e atos, uma devastadora tragédia humanitária, social e econômica no Brasil", afirmaram no comunicado. Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.