VOLTAR

Bodoquena lança plano de manejo e empossa novo chefe

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
07 de Mai de 2013

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, acaba de lançar o seu plano de manejo. O documento estabelece as normas a serem adotadas no uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas. É fundamental para a gestão da unidade de conservação (UC).

O lançamento ocorreu no dia 25 de abril no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Bonito, durante a primeira reunião extraordinária do conselho consultivo do parque, que marcou também a posse do novo chefe, Sandro Roberto da Silva.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, compareceu ao evento juntamente com coordenador regional do ICMBio (CR-10), Fernando Francisco Xavier, e a diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Giovanna Palazzi.

83% ainda dependem de regularização

Após a posse da nova chefia da unidade, o documento foi apresentado ao conselho consultivo e autoridades presentes. A falta de regularização de cerca de 83% do território parque nacional e a proposta de zoneamento foram os assuntos mais comentados e discutidos durante o evento.

Segundo a diretora, o ICMBio está empenhado em resolver a situação fundiária do parque, assim como de outras unidades de conservação. "Estamos prontos para dialogar com os proprietários e buscar conjuntamente os caminhos a serem seguidos de acordo com os parâmetros definidos pela nossa legislação", disse ela.

Sandro Roberto afirmou, por sua vez, que o plano de manejo é uma conquista de todos. Agora, segundo ele, é preciso centrar esforços na implementação do plano, incluindo, a questão da regularização fundiária e do uso público. "A publicação do plano de manejo foi uma grande vitória, porém o maior desafio começa a partir de agora", reforçou.

O plano de manejo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena é fruto de um trabalho em parceria com diversas instituições e começou a ser elaborado em abril de 2004. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) por meio da portaria do ICMBio, n" 178, de 3 de abril de 2013.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3953-bodo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.