VOLTAR

Boa Vista tem a maior população indígena urbana de Roraima

Folha BV- http://www.folhabv.com.br/
21 de Abr de 2014

Boa Vista é maior aldeia urbana de Roraima. A capital roraimense é o destino da maioria dos indígenas que deixa as malocas para tentar a vida na cidade, conforme dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE. Em todo o Estado, existem 49.637 de uma população com pouco mais de 460 mil habitantes. A maior parte se concentra no interior, 41.426, enquanto 8.212 vivem na zona urbana dos municípios. A zona rural de Pacaraima é a localidade onde mais se concentra indígenas, com 8.430.

No Dia do Índio, comemorado no sábado, 19, os indígenas da cidade aproveitaram para comemorar e também reivindicar melhorias para as comunidades. O presidente da Associação Estadual Indígena Kuaikri de Roraima (Aeikrr), Gustavo Gomes, criticou a falta de apoio dos governantes em vários setores como saúde, educação e oportunidade de trabalho.

Durante evento realizado na sede da Aeikrr, no bairro Raiar do Sol, Gomes ressaltou a falta de escolas e de um local específico para as crianças indígenas. "Nós queremos uma feira para que o índio possa expor seus produtos e ganhar dinheiro". Ele afirma que falta oportunidade de emprego e criticou o estereótipo de que o índio seria 'preguiçoso'. "O índio trabalha de das 6h às 18h, de sol a sol", ressaltou.

A disponibilidade de postos de saúde também é questionada pelo presidente. Conforme ele, não há unidades suficientes para atender a demanda de índios no Estado. "Gostaríamos que as autoridades competentes olhassem para os indígenas", pediu. Falou que nas comunidades indígenas a realidade é totalmente diferente daquela apresentada à população pelos governantes.

O líder indígena observou ainda que a situação de quem deixa as aldeias para se aventurar nas áreas urbanas em busca de alimentos e oportunidades também é difícil. "Quando chegam à cidade, se deparam com a falta de moradia e emprego", citou. Recentemente, índios Yanomami ocuparam uma área na Feira do Produtor. Feirantes afirmaram que não era a primeira vez a presença dos índios no local consumindo cachaça e pedindo comida.

Essa situação dos indígenas que se aventuram em Boa Vista já chegou a provocar tragédias. No final do ano passado, um indígena de 21 anos caiu do viaduto Pery Lago, no bairro São Vicente. Ele teria feito uso de bebida alcoólica pouco antes de morrer. A Fundação Nacional do Índio (Funai) havia se comprometido em retirar os indígenas e devolvê-los as comunidades.

VOTO - Os indígenas também vêm acumulando conquistas. Os Yanomami do Baixo Mucajaí e do município de Alto Alegre, por exemplo, terão uma seção para as próximas eleições. Antes os cidadãos precisavam percorrer quase cinco horas de viagem de carro e barco para chegar a Boa Vista. A seção funcionará no Posto de Saúde da comunidade do Sikamabiu.

LÍDERANÇAS - A Folha tentou contato com as lideranças indígenas da Sodiur e da Cir para ouvir sobre a situação dos indígenas no Estado, mas devido ao feriado prolongado, não foi possível encontrá-los.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=170206

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.