VOLTAR

BNDES revoga suspensão de financiamento à Cosan

FSP, Dinheiro, p. B3
12 de Jan de 2010

BNDES revoga suspensão de financiamento à Cosan

Cirilo Junior
Da Folha online, no Rio

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) revogou ontem decisão que suspendia operações com a Cosan, uma das principais produtoras de açúcar e álcool do país.
A medida foi tomada após a empresa ser retirada da "lista suja" do trabalho escravo, do Ministério do Trabalho, por determinação judicial. O ministério cumpriu decisão do juiz federal do trabalho substituto Raul Gualberto Fernandes Kasper de Amorim, da 10ª região do Tribunal Regional do Trabalho, anunciada na sexta.
Serão encaminhadas à AGU (Advocacia-Geral da União) as justificativas sobre a inclusão da Cosan na lista de empresas que mantêm trabalhadores em condições análogas à de escravidão, no recurso que será apresentado à Justiça do Trabalho.
A empresa foi incluída na lista no dia 31 de dezembro, em função de uma fiscalização ocorrida em 2007, na qual 42 trabalhadores foram encontrados em condições semelhantes a de escravos, na usina Junqueira, em Igarapava, norte de São Paulo.
A Cosan havia obtido crédito de R$ 635,7 milhões do BNDES em junho do ano passado. O dinheiro foi direcionado para a construção da usina de produção de álcool combustível em Jataí (GO).
Com capacidade para processar até 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, a usina está sendo finalizada e encontra-se em fase experimental de operação. Deve passar a produzir em escala comercial ainda neste semestre.

FSP, 12/01/2010, Dinheiro, p. B3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.