VOLTAR

Bloqueio indígena isola 100 famílias

Diário Catarinense -Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
13 de Set de 2005

Cerca de 200 índios montam barreiras em duas estradas em Seara e ameaçam invadir casas

Cerca de 100 famílias de agricultores do interior de Seara estão "ilhadas" desde ontem. Aproximadamente 200 indígenas da Aldeia de Toldo Pinhal, com o auxílio de Kaingangues e Guaranis de outras quatro tribos, bloquearam duas estradas. Uma liga as comunidade de Nova Teutônia a Nova Brasília. Outra liga a linha Gramado a Rosário e Pinhal.

Os índios não permitem que os agricultores passem a pé. O motorista Leomar Paludo, que iria entregar botijões de gás em duas casas, desistiu.

Lucia Aigner, que é merendeira na escola de Linha Gramado, foi barrada por volta das 6h, quando ia a pé de sua casa até a escola. O ônibus escolar também teve que retornar. Os 110 alunos da Escola Carlos Armando Paludo tiveram as aulas suspensas. Podem passar apenas pessoas doentes.

O cacique de Toldo Pinhal, Lauri Alves, disse que o objetivo da mobilização é pressionar o Ministério da Justiça para que publique a Portaria Declaratória, ampliando a área de 880 hectares para 4.846 hectares. Alves disse que, atualmente, apenas 30 famílias residem na área. Mas outras 270 estariam nas cidades ou outras aldeias aguardando a demarcação.

Em virtude da demora do processo, os indígenas resolveram realizar a mobilização. Caso não tenham resposta até hoje, os Kaingangue prometem trancar o acesso de Paial a Chapecó e outras estradas do interior de Seara. O cacique Lauri Alves disse que espera o reforço de mais 200 indígenas hoje e não descarta medidas mais drásticas, como a invasão de casas.

O prefeito de Seara, Edmilson Canale, esteve ontem no local. Ele disse que apóia a mobilização dos indígenas, mas quer evitar confronto. Hoje, às 14h, o prefeito vai reunir uma comissão de agricultores e vereadores na Funai, em Chapecó, para tentar a liberação das estradas.

Canale disse que espera uma definição do Ministério da Justiça. A Funai informou que está prevista uma audiência no ministério na quinta-feira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.