VOLTAR

Biodiversidade em queda

FSP, Editoriais, p. A2
12 de Mai de 2010

Biodiversidade em queda

Na ECO-92 , realizada no Rio há 18 anos, duas convenções foram lançadas: uma sobre mudança do clima, outra sobre diversidade biológica.

Menos conhecido e debatido, o segundo tratado busca coordenar 193 países signatários na defesa da biodiversidade, ou seja, na manutenção das várias manifestações de vida na Terra, de espécies a ecossistemas. A convenção fala em uso sustentável da biodiversidade, não em preservar apenas por preservar.

Sem polinização provida por insetos e morcegos ou sem chuvas e rios regularizados por florestas, por exemplo, a agricultura ficaria em apuros. Estima-se que a destruição de habitats e a mudança do clima tenham multiplicado por mil a taxa natural de extinção de espécies, ameaçando a continuidade daqueles serviços ambientais.

Em 2002, adotou-se a recomendação de reduzir "significativamente" as extinções até 2010. A meta ficou longe de realizar-se, alerta agora o terceiro relatório "Panorama Global da Biodiversidade", lançado pelo programa ambiental da ONU.

O documento prediz risco de colapso de sistemas naturais. A erosão de ecossistemas frágeis, como recifes de corais decisivos para a reprodução de tantas espécies marinhas, pode alcançar em breve um ponto de não retorno, sob o fogo cruzado da poluição e do aquecimento global.

Outro temor em destaque no relatório toca diretamente a América Latina e o Brasil, que concentram metade das florestas tropicais remanescentes. Desmatamento, queimadas e mudança do clima podem desencadear um ciclo vicioso de destruição e a modificação do padrão regional de chuvas.

Apesar do tom sombrio, o relatório afirma que o processo pode ser revertido. Para isso, será preciso que a agenda da biodiversidade se torne tão prioritária quanto a do aquecimento global.

FSP, 12/05/2010, Editoriais, p. A2

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1205201002.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.