VOLTAR

Biocombustível será 'crítico', aponta IPCC

OESP, Metrópole, p. A28
13 de Abr de 2014

Biocombustível será 'crítico', aponta IPCC

ANDREI NETTO, ENVIADO ESPECIAL / BERLIM - O Estado de S.Paulo

Biocombustíveis, como o etanol que o Brasil produz a partir da cana-de-açúcar, terão "papel crítico" na substituição de combustíveis fósseis e na luta contra o aquecimento global, afirmam os experts do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. A menção explícita consta do rascunho do relatório sobre mitigação do efeito estufa, cujo conteúdo definitivo será revelado hoje por acadêmicos e delegados governamentais reunidos em Berlim.

O Estado consultou parte das 29 páginas do documento. Uma das preocupações é "descarbonizar" o transporte, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, resultantes em grande parte da queima de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo.

O problema dos "assentamentos urbanos" e do transporte de pessoas e de cargas é um dos centros de interesse do relatório do grupo de trabalho. Nos últimos dois séculos e meio, 2 mil gigatoneladas de gases de efeito estufa foram parar na atmosfera. Metade disso foi só nos últimos 40 anos.

OESP, 13/04/2014, Metrópole, p. A28

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,biocombustivel-sera-critico…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.