VOLTAR

Bernadete Pacífico, líder quilombola e ex-secretária da Igualdade Racial, é assassinada a tiros na Bahia

DCM - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/
18 de Ago de 2023

Bernadete Pacífico, líder quilombola e ex-secretária da Igualdade Racial, é assassinada a tiros na Bahia

Publicado por Yurick Luz -
Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 10:41

Maria Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, foi assassinada na noite da última quinta-feira (17) a tiros dentro do terreiro que comandava em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Conhecida como Mãe Bernadete, ela era coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), ialorixá e mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho, assassinado há 6 anos.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou que dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel de Bernardete, fizeram-na de refém, assim como familiares dela, e depois a executaram a tiros. As polícias Militar, Civil e Técnica da Bahia iniciaram as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime.

Segundo Denildo Rodrigues, da Conaq, lideranças das comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho, na Bahia, recebem constantes ameaças de grupos ligados à especulação imobiliária. "Ela sabia e a Justiça sabia que quem mandou matar Binho estava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada. Muito triste para nós", afirmou.

Ouça as #VozesDoQuilombo! - Maria Bernadete Moreira
https://www.youtube.com/watch?v=c495IOeLv2s

A organização também cobrou do governo medidas imediatas para a proteção dos outros líderes do quilombo de Pitanga de Palmares e uma investigação rápida para encontrar os responsáveis pelo crime. "É dever do Estado garantir que haja uma investigação célere e eficaz, e que os responsáveis pelos crimes que têm vitimado as lideranças desse Quilombo sejam devidamente responsabilizados", diz outro trecho.

Mãe Bernardete foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho na gestão do então prefeito Eduardo Alencar (PSD), irmão do senador Otto Alencar (PSD). 'Sambadeira', ela também era conhecida por sua defesa da cultura popular quilombola. Em 2017, ela recebeu o título de Cidadã Simõesfilhense pela Câmara de Vereadores da cidade.

Em junho deste ano, ela participou de um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, na comunidade Quingoma, na cidade de Lauro de Freitas. Na ocasião, ao lado de outas líderes quilombolas, ela disse:

"É o que nós recebemos, ameaças. Principalmente de fazendeiros, de pessoas da região. Hoje eu vivo assim que não posso sair que eu estou sendo revistada. Minha casa é toda cercada de câmeras, eu me sinto até mal com um negócio desse", afirmou.

O ministro Silvio Almeida determinou o deslocamento de equipes do Ministério dos Direitos Humanos para Simões Filho e expressou solidariedade aos familiares e à comunidade. A comitiva deverá chegar ainda nesta sexta (18) à Bahia.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bernadete-pacifico-lider-quilo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.