VOLTAR

Benefícios do INSS melhoram qualidade de vida dos índios

Página 20-Rio Branco-AC
20 de Abr de 2005

Os benefícios pagos pela Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilitam melhor qualidade de vida para os índios das 14 etnias existentes no Estado do Acre. Essa é a opinião do administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Ferreira Apurinã. "É um dinheiro que tem trazido melhorias substanciais à vida dos meus parentes indígenas", revela.

Apurinã revela que os ín-dios Jamamadi, do sul do Amazonas, são exemplo de como o dinheiro dos benefícios é bem aplicado. Os segurados, a maioria idosa, formaram uma associação e compraram barcos e motores para se locomoverem. "Em Feijó, os kampas também são bem organizados", comenta Apurinã.

O administrador da Funai não faz apenas elogios. Ele reclama que ainda há alguns problemas que dificultam tanto a concessão quanto o recebimento dos benefícios. "Como a maioria dos beneficiários mora em localidades distantes, eles deixam para receber seus benefícios de dois em dois meses. Isso é ruim."

É para tentar resolver entraves que a Gerência Executiva do INSS no Acre quer estreitar a relação com os índios e ampliar a informação. O objetivo é garantir que as concessões de benefícios sejam feitas com maior agilidade. Nesse sentido, foi realizada uma palestra nesta terça-feira, 19, Dia do Índio, pelos técnicos do Programa de Educação Previdenciária (PEP).

A palestra foi realizada às 9 horas, no auditório do INSS, localizado na avenida Getúlio Vargas, 1.273, bairro do Bosque. O evento contou com o apoio do Banco da Amazônia.

"Nossa meta é cumprir as ações propostas pelo governo federal para reduzir as desigualdades raciais no Brasil. O PEP vem desenvolvendo, a cada ano, ações de orientação e informação para comunidades indígenas. Aproveitamos, especificamente, as datas comemorativas", explica Antônia Braz.

Antonia Braz salienta que o Acre conta com uma população indígena de aproximadamente 12,5 mil índios, divididos em 14 etnias. "O melhor é que a população indígena vem aumentando, conforme revela censo feito pela Funai há três anos. Acredito que a Previdência Social contribuiu, de alguma forma, para que isso esteja acontecendo", comemora a coordenadora do PEP.

A Coordenadora do PEP revela que a Previdência Social patrocinou um livro intitulado "Amazônia Cidadã", que revelou os impactos qualitativos dos benefícios previdenciários em comunidades da Amazônia.

Os pesquisadores responsáveis pelo livro apuram que o dinheiro pago mensalmente pela Previdência Social valoriza as tradições culturais locai, garante a dinamização da economia local, serve para financiar pequenas produções e garante a fixação do homem no campo.

"Também é garantida a diminuição da mortalidade infantil, fomenta a cultura e diminui a prostituição infantil, a devastação ecológica, o tráfico de drogas e a violência rural", finaliza Antônia Braz. (Leonildo Rosas)

Benefícios a que os índios têm direito

Aposentadoria por idade
Aposentadoria por invalidez
Auxílio-doença
Auxílio-reclusão
Pensão por morte
Salário-maternidade

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.