VOLTAR

Belo Monte fará perícia para contestar decisão da Aneel

OESP, Economia, p. B6
13 de Jun de 2015

Belo Monte fará perícia para contestar decisão da Aneel
Agência reguladora negou pedido da empresa para adiar em até 455 dias o cronograma de obras da hidrelétrica

André Borges

A concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica de Belo Monte, fez críticas duras à diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que rejeitou seu pedido de adiamento da usina por conta de atrasos nas obras. A empresa pediu ainda que a agência anule a sua decisão e declarou que vai contratar um laudo pericial independente para provar que não teve culpa pelos atrasos de quase um ano nas obras.
No fim de abril, a Aneel rejeitou integralmente o pedido de perdão feito pela Norte Energia. A concessionária queria que a agência adiasse o cronograma de suas obras em até 455 dias, sob alegação de que as obras foram prejudicadas por ações alheias à sua vontade, como invasões aos canteiros de obra, greves e demora da própria Aneel em conceder declarações de utilidade pública, entre outras justificativas. Mas nenhum argumento foi aceito pela diretoria da agência.
Por meio de defesa apresentada por seus advogados, a Norte Energia afirmou que rejeitar seu pedido "com base em suposições, é totalmente contrário ao objetivo do procedimento administrativo, que se pauta na verdade dos fatos".
Para justificar a contratação de um "pleito pericial" sobre o caso, a Norte Energia sustenta que a análise feita pela Aneel foi dada "unicamente com base em deduções e inferências" e que, por conta disso, vai contratar uma "empresa independente e idônea" para tratar do assunto.
Apesar de a Aneel não ter reconhecido um dia sequer do pedido de adiamento feito pela Norte Energia, a concessionária fala agora em um impacto total de até 460 dias sobre o cronograma. "Não levar em conta estes fatos e fechar os olhos para a realidade", diz a empresa.

OESP, 13/06/2015, Economia, p. B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.