VOLTAR

Belo Monte e Madeira: Duas novas usinas

Correio Braziliense-Brasília-DF
31 de Mai de 2003

A Eletronorte vai retomar os estudos para elaboração do projeto de construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, Estado do Pará. O anúncio foi feito pelo presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, depois de uma reunião com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e de Minas e Energia, Dilma Rousseff, juntamente com representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Advocacia-Geral da União (AGU).

O projeto de Belo Monte, que deverá ter capacidade instalada de 11 mil megawatts (MW), com produção média de 6 mil MW, está interrompido por uma liminar judicial motivada por seu impacto ambiental. Quando estiver pronta, Belo Monte será a maior usina hidrelétrica totalmente nacional, pois Itaipu é binacional, com participação paraguaia.

Pinguelli disse que serão realizados também estudos, a cargo de Furnas Centrais Elétricas, para construção da usina Madeira, no Rio Madeira, que terá capacidade semelhante à de Belo Monte. Ele informou que o governo decidirá qual dos dois projetos será iniciado primeiro. Segundo o presidente da Eletrobrás, o país necessitará da energia de uma delas em 2008 e da outra a partir de 2012.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.