VOLTAR

'Bebidas e drogas afetaram nossa vida', diz índia de aldeia onde adolescente foi vítima de estupro coletivo

G1 https://g1.globo.com
02 de Mai de 2019

Indígenas de uma aldeia da reserva de Araribá, em Avaí (SP), afirmam que estão preocupados com a situação do local após um caso de estupro ter sido registrado contra um adolescente de 15 anos.

Na terça-feira (30), a Justiça decretou a prisão preventiva de quatro índios suspeitos de abusar sexualmente da adolescente.

Todos os suspeitos são moradores da aldeia Kopenoti e três deles, com idades entre 19 e 33 anos, foram presos pela Polícia Civil durante a manhã. O quarto suspeito está foragido.

Segundo uma índia da aldeia Kopenoti, o consumo excessivo de bebidas e drogas é um problema crescente no local.

"O principal problema é que aqui dentro tem muita bebida e droga, e isso prejudica a comunidade porque o índio bebe e depois não sabe o que faz. Afetaram a gente", disse a índia, que pede para não ser identificada.

Para a mulher, casos como o da violência praticada contra a adolescente por integrantes da própria comunidade indígena podem estar ligados com essa mudança de comportamento.

"Esses 'costumes da cidade' [consumo de bebida e droga] têm entrada aqui entre a gente e isso é um problema, porque muda o comportamento do índio. Antigamente, isso não acontecia aqui", completa a mulher.

A adolescente vítima de estupro segue recebendo tratamento psicológico, segundo informações do Conselho Tutelar da cidade.

O órgão diz que casos de violência sexual nas aldeias de Avaí não seriam tão raros. A conselheira Caroline Gontijo informa que, depois do caso de fevereiro, o órgão recebeu outra denúncia de abuso sexual envolvendo três irmãs indígenas com idades inferiores a 12 anos.

Dois meses de investigação
Segundo o delegado responsável pelo caso, Giuliano Travain, foram aproximadamente dois meses de investigação para esclarecer o caso e identificar os suspeitos.

O estupro coletivo ocorreu em fevereiro, segundo o inquérito da Polícia Civil, que já foi concluído. A família da adolescente procurou a polícia para fazer a denúncia. Na ocasião, a jovem passou por exames que constataram o estupro.

Travain disse ainda que, durante o depoimento dos suspeitos, dois deles confessaram o crime e ainda admitiram que deram bebida alcoólica e drogas (maconha) para jovem. Depois, diz o delegado, os quatro tiveram relações sexuais com a índia.

Os três índios presos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP). Além do crime de estupro, eles ainda irão responder por fornecer bebida alcoólica para a menor de idade.

Procurado pela reportagem da TV TEM, o cacique da aldeia Kopetini, Enenilson Sebastião, informou que a "liderança indígena da comunidade não vai se pronunciar sobre o assunto".

O escritório da Funai em Bauru, que responde pela aldeias de Avaí, informou que o caso foi encaminhado para a Coordenação Regional do órgão do estado.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2019/05/02/bebidas-e-drog…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.