VOLTAR

Bebês indígenas gêmeos estão entre os 7 sobreviventes de acidente de helicóptero no interior do AC

G1 AC - g1.globo.com/ac
Autor: Iryá Rodrigues
22 de Mai de 2022

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2022/05/09/sobe-para-7-o-numero-de…

Mecânico da aeronave segue no local de queda aguardando resgate. Entre as vítimas, estão dois bebês gêmeos de 1 ano e 4 meses, os pais, piloto e técnico de enfermagem, que foram resgatados com escoriações leves.

Subiu para sete o número de pessoas que estava no helicóptero que fez um pouso de emergência nesse domingo (8), a 3 km do rio Croa, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Inicialmente, o governo tinha informado que eram quatro vítimas, mas, nesta segunda-feira (9), o Corpo de Bombeiros atualizou os dados.

Entre as vítimas estão dois bebês gêmeos de 1 ano e 4 meses, os pais, piloto e técnico de enfermagem, que foram resgatados com escoriações leves.

Um mecânico, que também estava na aeronave, reclamava de dores fortes na lombar e, por não conseguir andar, precisou de mais pessoas para o resgate. Por isso, ele está sendo retirado do local nesta segunda.

Crianças estavam doentes
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros do estado, Charles Santos, o piloto e o mecânico haviam saído de Cruzeiro do Sul para resgatar dois indígenas que precisavam de atendimento médico em uma aldeia da região.

Inicialmente, o governo havia informado que a aeronave era particular e prestava serviço da Fundação Nacional do Índio (Funai), mas a fundação informou que, na verdade, a aeronave era da Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. O g1 aguarda posicionamento do órgão.

A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá, Iglê Monte, acompanha o caso de perto e disse que a família indígena está bem, assim como o técnico de enfermagem e o piloto. Segundo ela, a aeronave tinha ido resgatar as crianças a pedido da equipe de saúde que está na aldeia Terra Nova, em Feijó, para levá-las a Cruzeiro do Sul.

"Estavam sendo acompanhadas, mas a médica solicitou o resgate das crianças, porque não estavam tendo uma recuperação rápida. Então, foi feito o resgate no domingo por volta de 9h10 e aí aconteceu esse pouso forçado. Mas, graças a Deus, fizeram tomografia, raio-x, ultrassom e estão todos bem, não tiveram nenhuma fratura. As crianças já estão recebendo atendimento que precisavam, passaram por avaliação com pediatra e estão se recuperando bem da gripe forte", informou Iglê.

Mecânico ainda aguarda resgate
O piloto e um técnico de enfermagem conseguiram sair da aeronave e andar até um local onde conseguissem socorro. Quando a equipe de Bombeiros chegou ao local do acidente, que fica no meio da mata, conseguiu resgatar os dois bebês e os pais deles.

Após mais de cinco horas de volta, eles chegaram com as vítimas no Croa já por volta das 2h desta segunda e elas foram levadas ao hospital de Cruzeiro do Sul.

"Dois militares ficaram lá no local com o mecânico aguardando reforço para conseguir fazer a resgate dele, porque ele não conseguia caminhar. A região é muito difícil de deslocamento, solo encharcado e ele não conseguia andar. Como as crianças estão com pneumonia, foi dado prioridade para o resgate delas, para não ficarem durante toda a noite no local. Elas foram levadas com os pais para o hospital aqui da cidade", disse o subcomandante dos Bombeiros na região, tenente Ocimar Farias.

As equipes dos Bombeiros aguardam aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) que vai prestar apoio no local, devido ao acesso, e avaliar a área e as condições da aeronave, além de investigar o caso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.