VOLTAR

Bebê indígena venezuelano morre com suspeita de sarampo, em Belém

G1 https://g1.globo.com/
24 de Ago de 2018

Um bebê de cinco meses da etnia indígena venezuelana Warao morreu na madrugada desta sexta-feira (24) com suspeita de sarampo, no Pronto Socorro Municipal da 14 de Março, em Belém.

De acordo com um amigo da família, a criança chegou bem ao Brasil há três semanas, mas na última semana começou a apresentar febre e tosse e que os médicos suspeitaram de sarampo. "Assim que disseram os médicos", disse o venezuelano José Celeño.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que ainda não foi confirmada a morte da criança venezuelana por sarampo e que aguarda o resultados dos exames feitos no bebê para definir a causa da morte. A nota também disse que casos suspeitos de sarampo em investigação são todos importados e em venezuelanos indígenas da etnia Warao.

A Sesma disse ainda que foram notificados 18 casos suspeitos de sarampo em 2018 em Belém e dez estão em investigação. Dos casos, três tiveram sorologia positiva para sarampo, mas aguardam confirmação pelo exame de biologia molecular que é realizado em laboratório no Rio de Janeiro. O diagnóstico final do sarampo é feito por meio de exames, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Já a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) informou que todos os indígenas Warao que já estavam em Belém foram vacinados, receberam consultas, tratamentos e internações, além de terem recebido permanentemente visitas do consultório de rua da Sesma. E de acordo com o protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), a Sespa aguarda agora um parecer documentado da equipe do departamento de vigilância em saúde sobre o atendimento prestado no PSM da 14 de Março aos indígenas Warao.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/08/24/bebe-indigena-venezuela…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.