VOLTAR

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho; lama pode atingir museu Inhotim

Capricho - https://capricho.abril.com.br
25 de Jan de 2019

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho; lama pode atingir museu Inhotim

Acidente ambiental ocorreu na Mina Córrego do Feijão. Ate o momentos, não se sabe ao certo a quantidade de área afetada e se há vítimas.
Por Isabella Otto access_time 25 jan 2019, 15h45 - Publicado em 25 jan 2019, 15h39 chat_bubble_outline more_horiz

Três anos após o desastre de Mariana, outra barragem se rompe em Minas Gerais, dessa vez no município de Brumadinho, em Belo Horizonte. O acidente ambiental teve início na empresa conhecida como Mina Córrego do Feijão, administrada pela Vale. A lama invadiu a portaria e o refeitório da companhia por volta das 12h desta sexta-feira, 25, depois seguiu até a Vila Ferteco, uma comunidade na região.

Até o momento, as autoridades não sabem ao certo o tamanho do estrago nem a quantidade de pessoas afetadas - inclusive, se já há alguma vítima fatal. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e integrantes da comunidade", informou a empresa.

Veja também
VIDA REAL
'Pensei que morreria', diz jovem que perdeu tudo na tragédia de Mariana
query_builder17 nov 2015 - 14h11

VIDA REAL
#10YearsChallenge alternativo mostra impactos dos humanos no meio ambiente
query_builder18 jan 2019 - 12h01

O Festival de Hambúrguer do Clube selecionou mais de 30 hamburguerias que oferecem combos por apenas R$ 30.
O famoso museu privado à céu aberto que fica na região, conhecido como Inhotim, começou um processo de evacuação de segurança nesta tarde. Ainda não se sabe realmente se a lama vai atingir as dependências do local, mas, por questões de seguranças, visitantes e funcionários foram afastados do local.

Veja algumas imagens e alguns depoimentos de quem está acompanhando o caso de perto:

Até quando meu pai crimes ambientais cometidos por essas empresas de mineração

Vale lembrar que, em outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro extinguiu o Ministério do Meio Ambiente. Segundo ele, a proposta, na verdade, é apenas incluir essa pasta a uma secretaria subordinada ao Ministério da Agricultura. Especialistas como Adriana Ramos, coordenadora de políticas e direitos socioambientais do ISA (Instituto Socioambiental), garante que a medida é preocupante. "Não se trata de uma fusão, mas da extinção do Ministério do Meio Ambiente como o conhecemos(...) Retrocessos na agenda ambiental do País podem representar riscos enormes à reputação das empresas e produtores brasileiros, colocando o Brasil na contramão do movimento global de transição para a economia de baixo carbono", disse Adriana em entrevista ao Globo Rural.

https://capricho.abril.com.br/vida-real/barragem-da-vale-se-rompe-em-br…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.