VOLTAR

Barrados no Planalto

CB, Brasil, p. 20
29 de Abr de 2004

Barrados no Planalto

Da Redação

Oitenta índios da tribo fulniô, da região de Águas Belas, localizada a cerca de 300 km de Recife, fizeram um protesto ontem em frente ao Palácio do Planalto. Eles dançaram e cantaram para chamar a atenção do governo e pediram a demissão do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes. Os índios alegam que Gomes não dá a devida atenção às demandas indígenas. Durante o protesto, alguns fulniô tentaram invadir o Palácio do Planalto, mas foram impedidos pela segurança presidencial. Nenhum índio foi preso.

Segundo o cacique Euclides Frederico Ytew-a, a tribo fulniô, que tem hoje 6 mil índios vivendo no interior de Pernambuco, está passando necessidade. Segundo ele, até agora ninguém quis ouvir as reivindicações e que vai ficar em Brasília com seus guerreiros até ser recebido por alguma autoridade. ''Não queremos mais o presidente da Funai. Se ninguém resolver, vamos fechar a Funai.''

A Funai informou que os índios fulniô devem procurar a administração do órgão em Pernambuco, que é o local adequado para se resolver o problema. De acordo com a Funai, Brasília não é a esfera adequado para negociar e resolver a demanda dos fulniô.

CB, 29/04/2004, Brasil, p. 20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.