VOLTAR

Barra de lagoa na APA da Baleia Franca é aberta ao mar

ICMBio - www.icmbio.gov.br
06 de Fev de 2009

Situada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a barra da Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba (SC), foi aberta ao mar na manhã desta sexta-feira (6). A decisão foi tomada pela direção da APA em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Município. O objetivo é renovar as águas da lagoa, que sofrem com a poluição, e viabilizar a pesca do camarão rosa, atividade que garante a subsistência de centenas de famílias de pescadores artesanais da região.

A medida foi acertada durante reunião na terça-feira (3), na sede do Conselho Comunitário de Imbituba, da qual participaram representantes da APA, da Prefeitura local e de pescadores artesanais e moradores do local. Os pescadores concordaram com a iniciativa. Segundo eles, este é o momento ideal para a abertura da barra porque é pequena probabilidade dos camarões jovens seguirem para o mar.

Os mestres de pesca, que acumulam muitos conhecimentos sobre o ciclo biológico do camarão, explicaram que o crustáceo, produto importante para a renda das famílias locais, ainda está juvenil nesta época do ano. Segundo os pescadores, se houvesse demora em abrir a barra, os camarões iriam crescer e seguir facilmente para o oceano, impossibilitando a pesca.

"A abertura da barra de Ibiraquera é uma medida emergencial. A partir de março será criado um grupo de trabalho entre a APA, prefeituras, pescadores artesanais, ONGs e universidades. Serão analisados critérios técnicos, legais e o saber popular dos pescadores tradicionais, a fim de se propor soluções de caráter permanente", afirma a chefe da APA da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.