VOLTAR

Banco Safra processa Samarco nos EUA

O Globo, País, p. 6
16 de Nov de 2016

Banco Safra processa Samarco nos EUA
Mineradora é acusada de ter feito declarações falsas sobre barragem

A mineradora Samarco está sendo processada nos Estados Unidos pelo Banco Safra, que acusa a empresa de ter feito falsas declarações sobre o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015. A informação foi divulgada pela agência Reuters.
Segundo a sucursal do Banco Safra nas Ilhas Cayman, em afirmação em nome também de investidores detentores de títulos da Samarco com vencimento em 2022, 2023 e 2024, a mineradora e Ricardo Vescovi, presidente da Samarco na época do rompimento, fizeram declarações falsas ou enganosas sobre defeitos sistêmicos e estruturais de longa data na barragem.
O Safra afirma, ainda, que investidores foram levados a acreditar que a mineradora tinha tomado medidas para evitar um desastre na barragem de Fundão, mas que essas medidas não teriam existido.
Representantes da Samarco não foram localizados para comentar a ação, apresentada na última segunda em um tribunal de Nova York, e que busca compensação por danos causados por supostas violações das leis do mercado de capitais dos EUA, além da abertura de ação coletiva para investidores. Nova York foi escolhida como jurisdição pelo fato de o banco ter comprado lá títulos da Samarco. (Com G1)

O Globo, 16/11/2016, País, p. 6

http://oglobo.globo.com/brasil/banco-safra-processa-samarco-nos-eua-por…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.