VOLTAR

Balcão da Cidadania no Rio Uaupés

Infoirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
04 de Nov de 2002

Mais uma vez a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro(FOIRN), num convenio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, executou as atividades do Balcão da Cidadania Indígena no período de 15 a 25/10. Desta vez, a região beneficiada foi a do Rio Waupés/Papuri. A equipe do Balcão sob a coordenação de José Maria de Lima e Miguel Maia, com a assessoria jurídica de Dra. Suzy Evelyn, que, conforme o planejamento do projeto, previa o atendimento das comunidades do Alto Waupés e do Rio Papuri, centralizou os serviços no Distrito de Iauareté.
Iauareté é considerado o maior e o mais populoso distrito de São Gabriel da Cachoeira e conta atualmente, com uma população aproximada de 6.000 habitantes, totalmente indígenas, predominando as etnias Tariana e Tukana, além da presença dos Dessana, Piratapuia, Wanano e Hupde. Naquela localidade houve especial destaque a presença dos Hupde das comunidades do Rio Japú, que compareceram em massa para a retirada de seus primeiros documentos.
Após os 05 dias que permaneceu atendendo no Ginásio Esportivo de Iauareté, os trabalhos realizados pela equipe do Balcão da Cidadania Indígena foram motivos de elogios na reunião de avaliação com as principais lideranças locais. Em seguida, o Balcão da Cidadania, partiu para executar os trabalhos nas comunidades de Ipanoré e Taracuá, no mesmo rio. Nesta etapa do Rio Waupés, após 10 dias de trabalho, foram expedidas mais de 600 certidões de nascimento e 700 carteiras de identidade, além de fotos 3X4, serviço também oferecido pelo projeto.

O Projeto Cidadania Indígena no Rio Negro é uma realização da FOIRN em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Cartório Público, Delegacia de Polícia, Receita Federal, FUNAI, Poder Judiciário, Ministério Público do Estado do Amazonas e Instituto Socioambiental

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.