VOLTAR

Avifauna do Parque Intervales

Fundação Florestal/SP
08 de Jun de 2006

Importante ponto de atração mundial de observadores de pássaros, o Parque Estadual Intervales (PEI) foi um dos destaques do AVISTAR 2006 - Primeiro Encontro Brasileiro de Observação de Aves, realizado entre 31 de maio e 2 de junho, no Centro Universitário do SENAC - Santo Amaro, em São Paulo.

A Fundação Florestal, que administra o PEI e é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, montou um estande no evento, onde o público recebeu informações sobre os atributos naturais do parque, com ênfase na riqueza da avifauna protegida nos seus 41,7 mil hectares de Mata Atlântica.

::Aves ocultas

Os visitantes do estande também participaram de uma divertida atividade de birdwatching”, palavra em inglês pela qual a contemplação de pássaros é conhecida internacionalmente. O desafio foi encontrar aves escondidas em um painel fotográfico da Mata Atlântica. Quem conseguiu identificá-las levou para casa belos pôsteres da fauna silvestre. Mas não valia olhar de perto; a busca teve de ser feita de fora do estande, utilizando binóculos, como se faz na floresta.

Os observadores de primeira viagem recorreram a um roteiro com fotos e descrição das aves ocultas. Também contaram com o auxílio dos monitores ambientais e de outros funcionários do PEI, que vieram a São Paulo para apoiar o atendimento no estande e participar das palestras e minicursos oferecidos durante o AVISTAR 2006.

:: Observadores internacionais

O responsável pela administração do parque, Maurício Marinho, ressalta que a capacitação desses funcionários no evento contribuiu para aprimorar o atendimento a uma demanda crescente em Intervales: a visitação por observadores de aves estrangeiros. No ano passado, a unidade recebeu cerca de 100 adeptos do "birdwatching", procedentes das mais diversas partes do mundo, como Sri Lanka, Austrália, Estados Unidos, Israel, Equador, Finlândia, Alemanha e Dinamarca.

Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, essa atividade, a cada ano mais presente em vários países, começa a ser fortalecida também na Mata Atlântica. Ela destaca que o Parque Estadual Intervales, parte do 'Continuum' de Unidades de Conservação da região do Vale do Ribeira, é um locus preferencial em razão da integridade de seus ecossistemas e da infra-estrutura que oferece aos usuários.

Na sede do parque, situada no município de Ribeirão Grande, 270 km a sudoeste da capital, há pousadas, restaurante, centro de lazer, base de pesquisa e recintos para reuniões e eventos. Tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica em ótimo estado de conservação, onde já foram identificadas mais de 310 espécies de aves diferentes.

:: Homenagem ao mestre

O AVISTAR 2006 foi promovido pelo Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro e pela Rede Avistar Brasil, que é um coletivo sem fins lucrativos surgido a partir dos grupos OrnitoBr e BwBr. O objetivo é contribuir para o conhecimento e a preservação da avifauna brasileira.

Além de feira, minicursos e palestras, também foram realizadas mesas redondas, mostra de fotografias e de filmes ornitológicos. Um dos destaques foi a exposição das aquarelas originais da obra "Ornitologia Brasileira", de Helmut Sick, considerado o mestre dos observadores, que faleceu há 15 anos e recebeu homenagem durante a abertura do evento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.