VOLTAR

Avião sem autorização para voo é apreendido por transportar ouro ilegalmente na Amazônia

G1: https://g1.globo.com
Autor: g1 RO
25 de Out de 2022

Aeronave apreendida está em nome do Bradesco. Banco negou ser proprietário e que avião foi dado como garantia em uma operação comercial.

Um avião usado no contrabando de ouro na Amazônia foi apreendido nesta terça-feira (25) pela Polícia Federal (PF) durante a 'operação 79' em Porto Velho e Japurá (AM). A aeronave de prefixo PT-EEI está registrada em nome do banco Bradesco e não tem permissão para voo.

A operação da PF foi deflagrada para desarticular uma associação criminosa que fazia o contrabando de ouro através de voos de Japurá para o aeroporto de Porto Velho, capital de Rondônia.

Segundo apontou a investigação, o avião registrado em nome do Bradesco foi usado para fazer a rota, e transporte de ouro entre as duas cidades, sem ter plano de voo registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) na ANAC indica que o avião apreendido é o de modelo EMB-810C, fabricado em 1977 pela Embraer, e está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso.

LEIA TAMBÉM

Operação da PF explode 121 dragas usadas no garimpo ilegal no rio Madeira
Empresas são alvos de operação da PF contra extração e comércio ilegal de ouro
Embora esteja como propriedade do Bradesco, a aeronave é operada pela Liderar Táxi Aéreo, de acordo com dados da ANAC.

Procurado pelo g1, o Bradesco informou em nota que a aeronave não é propriedade do banco, mas que foi dada como garantia em uma operação comercial.

A apreensão do avião foi autorizada pela 7ª Vara Federal Criminal em Rondônia. De acordo com ANAC, o avião de prefixo PT-EEI também não tem autorização para táxi aéreo.

Quando os voos clandestinos foram descobertos?

Segundo a PF, a investigação contra a organização criminosa começou em junho, após a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptar um avião sem plano de voo no sul do Amazonas e ordenar seu pouso imediato.

Ao revistar a aeronave, já no aeroporto de Porto Velho, foram encontradas várias barras de ouro, escondidas no compartimento secreto do avião.

Na ocasião do flagrante, o piloto do avião foi preso e os policiais iniciaram diligências e conseguiram identificar os demais criminosos envolvidos no contrabando de ouro.

Segundo a PF, na operação desta terça-feira foram cumpridas cinco ordens judiciais , sendo três mandados de busca e apreensão e duas ordens judiciais impondo cautelares diversas da prisão.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2022/10/25/a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.