VOLTAR

Avião com servidores da Funasa some

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: JESSÉ SOUZA
06 de Jul de 2004

Um avião com três servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) desapareceu no final da tarde de ontem na Reserva Yanomami, na região de Ericó. São poucas informações sobre o caso, pois o piloto conseguiu informar via rádio para outra aeronave somente que havia dado pane no motor e que eles estavam caindo. Depois não houve mais comunicação.
O avião pertence à empresa Anauá Táxi Aéreo, que presta serviço para a Funasa. Os três servidores foram contratados recentemente pela Universidade de Brasília (UnB), que presta serviço à Fundação por meio de convênio. Eles pertenciam à Urihi (Ong que trabalhava com os yanomami), que os dispensou, e foram contratados pelo convênio UnB/Funasa.
O coordenador regional da Funasa, Ipojucan Carneiro da Costa, por volta das 23h, disse por telefone que também pouco sabia do sumiço da aeronave, a não ser o que foi repassado pelo sistema de fonia no final da tarde. Ele não soube informar os nomes dos servidores pelo fato deles terem sido contratados recentemente, mas que todas as informações serão repassadas hoje.
Todas as providências foram tomadas, segundo ele, para localizar o avião e avisar os familiares. Apenas a família de um dos desaparecidos, que tem parentes em Pernambuco, não foi avisada. O Corpo de Bombeiros foi comunicado e o Governo do Estado enviou um helicóptero para a região a fim de iniciarem as buscas nas primeiras horas da manhã de hoje.
Antes de fazer o último contato, o avião tinha saído da região de Ericó para fazer atendimento na região do Uraricuera, na região oeste da Reserva Yanomami, próximo ao município de Pacaraima.
Ainda há esperança de encontrar sobreviventes, segundo Ipojucan Carneiro, porque um dispositivo que indica incêndio ou explosão na aeronave não foi acionado. "O piloto é experiente e se a pane ocorreu perto do rio com certeza há possibilidade do avião ter feito um pouso forçado na água".
Ele lembrou do acidente ocorrido no início do ano com uma aeronave que transportava servidores da Urihi. As pessoas conseguiram sair com vida porque o piloto conseguiu levar o avião para o leito do rio. "Os pilotos são treinados para isso", afirmou. "Se o avião caiu numa área de floresta a situação é pior".
O acidente ocorreu provavelmente por volta das 16h, mas somente no final da tarde as informações começaram a chegar. Três aviões estavam na região para iniciar atendimento aos indígenas. Mais informações na edição de amanhã.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.