VOLTAR

Austrália cria maiores parques marinhos da Terra

OESP, Vida, p. A20
17 de Nov de 2012

Austrália cria maiores parques marinhos da Terra

A Austrália criou ontem a maior rede de parques nacionais marinhos do mundo. A área a ser preservada é do tamanho da Europa Ocidental e nela será proibida a exploração de petróleo e gás, além da pesca comercial nas áreas mais sensíveis. Navegação, turismo e mergulho continuarão liberados.
O ministro do Ambiente, Tony Burke, afirmou que a decisão deve proteger uma área de 2,3 milhões de km², incluindo o Mar de Coral, ao norte do Estado de Queensland e recifes no sudoeste do país, ajudando a preservar espécies ameaçadas.
"Não queremos que as pessoas só conheçam a magnificência de seus oceanos por meio de aquários ou ao assistir a Procurando Nemo", disse Burke, fazendo referência ao longa de animação estrelado por criaturas marinhas.
A decisão irritou a indústria da pesca, em especial a de Queensland. Mas Burke afirmou que as novas reservas marinhas afetarão apenas 1 % da pesca comercial da Austrália. O governo também pagará indenizações de A$ 100 milhões (R$ 214,5 milhões) para compensar os pescadores pela restrição de acesso. / REUTERS

OESP, 17/11/2012, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,australia-cria-maiores-parq…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.