VOLTAR

Ausência do poder público aumenta violência no MS, diz delegado da PF

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/
02 de Jul de 2012

Os altos números de homicídios na região indígena do Mato Grosso do Sul são decorrentes da ausência do poder público. Essa é a opinião do delegado da Polícia Federal (PF) Antonio Carlos Moriel Sanchez. Segundo ele, a falta de iniciativas do estado de conter a violência na região contribui para a proliferação da violência, do tráfico de drogas e o aumento do alcoolismo.

O delegado disse durante a audiência promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta segunda-feira (2), que está ciente da gravidade da situação, mas avalia que o estado precisa promover outras ações para conter a violência na região. Ele explicou que 90% das ocorrências atendidas pela equipe, não se enquadram dentre as atribuições que lhe cabem como delegado federal, estando afetas mais aos órgãos responsáveis pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente da Lei Maria da Penha. Para Sanchez, a polícia acaba cumprindo outro papel, para a preservação da vida.

De acordo com informações do secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário, Cléber César Buzzato, 32 indígenas foram assassinados em 2011, só no Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população de índios do país, perdendo apenas para o Amazonas.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/07/02/ausencia-do-pod…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.