VOLTAR

Aumenta para 17 o número de vítimas dos caiapós

O Globo, Rio de Janeiro - RJ
Autor: Sandra Carvalho
04 de Set de 1980

Os índios Gorotire, da nação kayapó, mataram 17 pessoas na fazenda Espadilha, e não 12 como a Funai noticiou inicialmente. O delegado regional da Funai, Paulo César de Abreu, está na aldeia acompanhado por cinco agentes da Polícia Federal, todos armados para defender os índios de uma possível vingança dos fazendeiros. Um dos índios envolvidos, Kanhonk, disse que eles não tinham a intenção de matar ninguém e que foram à fazenda para conversar com os brancos para que parassem com o desmatamento de suas áreas, mas foram agredidos pelos brancos.
A Funai teme que o conflito se repita com os índios xikrin, subgrupo kayapó, da aldeia Cateté, onde também há conflito com fazendeiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.