VOLTAR

Audiência analisa proposta de recategorização do Banhado do Maçarico em Rio Grande

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - http://www.rs.gov.br/
Autor: Maurício Tomedi
20 de Jan de 2018

Audiência analisa proposta de recategorização do Banhado do Maçarico em Rio Grande

Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Por Maurício Tomedi

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, na terça-feira (23), em Rio Grande, audiência pública para debater a proposta de mudança de categoria da reserva biológica Banhado do Maçarico. Organizado com apoio da Associação dos Proprietários e Moradores do Banhado do Maçarico, o encontro acontece às 18h, na Escola Municipal Maria Angélica Villanova Leal Campello (BR-471, km 63), em Rio Grande.

De acordo com a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, o objetivo é informar, coletar opiniões e esclarecer dúvidas. Pela proposta de recategorização, o Banhado do Maçarico deixaria de ser uma reserva biológica e passaria a ser um refúgio de vida silvestre.

Conforme a legislação, uma reserva biológica deve pertencer exclusivamente ao Poder Público. Já os refúgios de vida silvestre podem ser constituídos por áreas particulares. "A recategorização não prejudica a conservação ambiental. Pelo contrário, traz ganhos sociais, pois viabiliza a manutenção da pecuária local, e ambientais, uma vez que esses campos de pastoreio abrigam espécies de pássaros ameaçadas de extinção", destacou.

A unidade de conservação do Banhado do Maçarico tem 6,2 mil hectares e foi constituída em 2014 por meio do Decreto 52.144 para garantir a proteção integral do ecossistema local. Desde 2015, um grupo de trabalho formado pela Sema, pelo Ministério Público e pelos moradores da região construiu a proposta de recategorização da área.

http://www.rs.gov.br/conteudo/272963/audiencia-analisa-proposta-de-reca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.