VOLTAR

Atrás da cobiça, a violência

O Globo-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Jailton de carvalho
05 de Mai de 2002

A cobiça no garimpo em Roosevelt está deixando marcas de sangue e violência no diamante extraído na reserva dos índios cinta-larga. Pelo menos cinco garimpeiros foram mortos desde o início da corrida aos diamantes, há três anos. Para o delegado Hélio Teixeira Lopes Filho, de Pimenta Bueno, a suspeita é que os garimpeiros foram mortos por índios, que andam pela reserva com revólveres e escopetas.

A dificuldade é descobrir provas. Os corpos teriam sido devorados por onças. Dos cinco mortos, a polícia localizou as ossadas de três. As outras estão desaparecidas.

- Sem cadáver, a apuração fica muito complicada - disse o delegado.

O exemplo mais emblemático foi o assassinato de Elessandro Gomes Pereira e Geovane Rota, ambos de 21 anos. Em 27 de dezembro eles foram à aldeia buscar uma máquina resumidora deixada na reserva por Valdeci Gomes, corretor de imóveis e pai de Elessandro. Os dois tiveram um desentendimento com o índio Aguinaldo e, desde então, nunca mais foram vistos.

- Só queria encontrar a ossada e dar um enterro digno a meu filho - disse Valdeci.

Em fevereiro, o cacique César foi encontrado asfixiado e com uma das mãos decepada. Uma das hipóteses seria vingança de um rival amoroso. Mas há possibilidade de motivo relacionado ao garimpo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.