VOLTAR

Atores nacionais prestigiam Kuarup no Parque do Xingu

O Documento - www.odocumento.com.br
25 de Jul de 2008

Os atores Eriberto Leão e Malvino Salvador prestigiam neste sábado (26.07) o Kuarup no Parque Nacional do Xingu. Eles embarcam para a região logo pela manhã desse sábado, acompanhando a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, coordenada pela secretária-adjunta da Sedtur-MT, Vanice Marques.

O Kuarup é um ritual da comunidade indígena xinguana para homenagear os mortos. Apesar de corresponder à cerimônia de finados do homem não-índio, é uma festa alegre e exuberante onde cada participante usa sua melhor vestimenta. Na visão dos índios, os mortos não querem ver os vivos tristes ou feios.

A festa é preparada com antecedência, sempre no período de seca, e em época de colheita. Os índios decoram um poste de madeira de forma que simbolize os mortos. As mulheres preparam a festa, regada a muitos peixes e bijus. No dia do Kuarup, elas torcem pelos seus maridos e filhos, na tradicional luta corporal Uka-Uka.

De acordo com a secretária-adjunta da Sedtur, os atores prestigiam a cerimônia por conta de trabalhos que vêm desenvolvendo relacionados à cultura indígena da região. Eriberto Leão, inclusive, trabalha na produção de um documentário sobre o indigenista Orlando Villas-Bôas. Malvino e Eriberto atualmente podem ser assistidos na reprise da novela Cabocla, interpretando os personagens Tomé e Tobias, respectivamente.

A cerimônia do kuarup ocorre na aldeia Yawalapiti neste sábado (26.07).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.