VOLTAR

Ato lembra espancamento e morte de índio em MG

O Globo on line
27 de Set de 2007

Ato lembra espancamento e morte de índio em MG

CBN Minas

Uma manifestação em Januária, no norte de Minas Gerais, vai lembrar nesta quinta feira o assassinato do índio Xacriabá Avelino Nunes de Macedo. O ato é promovido pela Comissão em Defesa da Luta dos Povos Excluídos, da qual fazem parte o povo Xakriabá, o Conselho Indigenista Missionário, Cáritas e várias outras entidades de defesa dos direitos humanos.
A morte aconteceu na madrugada do dia 16 de setembro, em Miravânia, no norte de Minas, município que faz limite com a área Xacriabá. Avelino foi abordado por quatro rapazes que o agrediram a socos e pontapés até a morte. O índio fazia parte de um grupo que reivindica uma área de terra na região do Peruaçu, o que poderia ter ligação com o assassinato.
Três suspeitos estão detidos na cidade de Manga, sendo dois deles adolescentes de 15 e 16 anos. No último dia 20, os dois menores foram ouvidos no Fórum da Comarca de Manga e a previsão é que o inquérito seja encerrado no dia 30 de setembro. Os manifestantes pretendem cobrar punição severa para os acusados. O ato público está marcado para hoje no início da noite.

O Globo on line, 27/09/2007

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.