VOLTAR

Ato em reserva lembra um ano de morte de cacique

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
20 de Jan de 2004

Lideranças indígenas, índios e representantes de entidades não-governamentais promovem hoje, na aldeia Taquara, em Juti, ato para lembrar um ano da morte do cacique Marcos Veron, em 20 de janeiro do ano passado, após confronto na fazenda Brasília do Sul. O grupo espera a presença de parlamentares da Câmara Federal.
Uma das filhas do cacique, Dirce Veron, disse ao Douradosnews que a intenção é desencadear manifestações pela paz. Estão previstas rezas e danças, com a presença de índios de outras cidades, inclusive os de Japorã, que têm até hoje para desocupar 14 fazendas e evitar a ação policial.
A morte de Veron, por traumatismo craniano, foi investigada pela Polícia Federal, que identificou suspeitos, incluindo funcionários da fazenda, e encaminhou o caso à Justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.