VOLTAR

Ato da Funai pode travar construção de usina no Pará

FSP, Mercado, p. A22
20 de Abr de 2016

Ato da Funai pode travar construção de usina no Pará
Parte de terra indígena fica em área a ser alagada

A Funai (Fundação Nacional do Índio) deu o primeiro passo para homologar a terra indígena Sawré Muybu, no Estado do Pará.
A área do povo mundurucu foi delimitada em estudo com 173 mil hectares sendo que uma parte do território ficará em local que o governo também planeja alagar para a construção da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Rio Tapajós.
O ato foi publicado no "Diário Oficial" da União desta terça-feira (19).
O início do reconhecimento da área indígena torna ainda mais difícil a construção dessa usina, que teria capacidade de gerar 8.000 MW, e que o governo planejava licitar neste ano.
A usina de Tapajós é considerado um projeto prioritário para o setor elétrico. A obra faz parte do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) desde 2007.
Os procuradores federais já têm sido contrários à construção da Usina pelo fato dos indígenas ocuparem a área mesmo sem a demarcação oficial.
De acordo com a posição deles, a Constituição proibiria o alagamento da área mesmo que ela não fosse oficialmente demarcada.
A demarcação dessa terra tem sido motivo de vários protestos dos Mundurucus, parte deles paralisando a construção da Usina de Belo Monte, também no Rio Xingu, também no Pará.

FSP, 20/04/2016, Mercado, p. A22

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1762814-funai-da-primeiro-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.