VOLTAR

Atlas Bilíngue da Terra Katukina: Um marco para a cultura indígena

Jurua 24 horas - https://jurua24horas.com
24 de Out de 2023

A Terra Indígena Katukina do rio Campinas, em Cruzeiro do Sul, Acre, ganhou um importante instrumento de preservação e valorização de sua cultura: um Atlas Bilíngue. O material foi produzido como parte de uma série de projetos e programas ambientais, sociais e econômicos realizados pela Transmissora Acre, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado, para compensar os impactos causados pela instalação do linhão de energia na região.

O Atlas reúne informações e mapas da terra indígena, servindo como um registro valioso da história e cultura do povo Katukina. Além disso, foram produzidos sete álbuns com músicas sagradas e contemporâneas dos índios Katukinas.

O líder indígena Levi Katukina ressaltou a importância desse lançamento para a valorização da cultura indígena. "É um registro especial para o fortalecimento da nossa cultura. Um registro que vamos deixar nas nossas escolas, para os nossos jovens que futuramente serão lideranças e que vão colher os frutos do nosso trabalho", afirmou.

O prefeito em exercício Henrique Afonso destacou que o Atlas vai servir como inspiração para outros povos. "Além do que está sendo investido na produção, teve esse investimento na produção de músicas lindíssimas e desse Atlas que vai servir como inspiração para outros povos", disse.

Essa iniciativa marca um passo significativo na preservação da cultura indígena e na promoção da inclusão e do bem-estar social na região.

https://jurua24horas.com/atlas-bilingue-da-terra-katukina-um-marco-para…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.