VOLTAR

Associações e a Fundação Nacional do Índio realizam o primeiro curso ambiental índigena

Rondonotícias - http://www.rondonoticias.com.br/
01 de Mai de 2010

O curso básico de formação para Agente Ambiental Indígena que se realizará em Porto Velho, Rondônia, está preferencialmente direcionado aos indígenas do corredor Tupi Monde, envolvendo os povos indígenas Suruí, Cinta Larga, Zoró e do corredor Tupi Kawahiva com o povo indígena Jiahui, entre os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.

O curso é oferecido pela Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil, em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Associação Metareilá, associações indígenas, FUNAI. Essa atividade esta inserida no Consórcio Garah itxa - Corredores Etnoambientais na Amazônia Brasileira formado pela parceria da Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil, Conservação Estratégica, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, Instituto Internacional de Educação do Brasil- IEB, Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental, Metareilá - Associação do Povo Indígena Suruí trata de desafios chaves para a conservação e gestão territorial por meio de duas inovações que ilustram a abordagem conceitual e estratégica a serem adaptadas. A primeira inovação envolve a reformulação do conceito de corredores biológicos e sua transformação em "corredores etnoambientais" que diretamente incorporam as ações de povos indígenas na conservação. A segunda envolve o desenvolvimento e implementação de uma metodologia integrada para trabalhar com assuntos relacionados à conservação por povos indígenas.

O curso tem como público alvo os indígenas que atuam na proteção dos recursos naturais e culturais de seu território. O objetivo principal é capacitar indígenas para desenvolver atividades de proteção, vigilância e fiscalização nos seus territórios, esta ultima em parceria com os órgãos competentes.

Através de um processo de construção de conhecimento, o curso espera unir aspectos teóricos e práticos a partir da experiência das possíveis instituições parceiras (Secretaria de Desenvolvimento do Meio Ambiente - SEMA, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Faculdade São Lucas - FSL, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis - IBAMA, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade - ICMBio, Ministério Publico Federal - MPF, Fundação Nacional do Índio - FUNAI e associações indígenas). Contribuindo para a eficiência da atuação dos povos indígenas na proteção de seu território, de forma que sejam também multiplicadores de atitudes de proteção e conservação da diversidade biológica e cultural.

Os alunos terão contato com conhecimentos para exercer atividades de controle e vigilância, como expedições de monitoramento, a situação dos recursos naturais e despertando no seu povo a consciência da importância da proteção e da valorização dos recursos naturais e culturais.

A estrutura curricular é composta por oito módulos sendo trinta e uma disciplinas oferecidas dentro de uma carga horária de 180 horas, sendo o primeiro módulo de CONSERVAÇÃO DOS VALORES NATURAIS E CULTURAIS; o segundo como CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS; o terceiro por PRIMEIROS SOCORROS; o quarto por LEGISLAÇÃO BRASILEIRA; o quinto por GEOPROCESSAMENTO; o sexto por VIGILÂNCIA; o sétimo por USO PÚBLICO EM ÁREAS PROTEGIDAS; e o oitavo COMBATE E MANEJO DO FOGO.

Ao concluírem o curso de agente ambiental indígena os aprovados receberão o certificado desde que cumpram os critérios estabelecidos.

ACT BRASIL, ASSOCIAÇÃO DE DEFESA ETNOAMBIENTAL KANINDÉ, ASSOCIAÇÃO METAREILÁ E FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO REALIZAM PRIMEIRO CURSO DE AGENTE AMBIENTAL INDÍGENA
DATA E HORÁRIO:
3 a 20 de maio de 2010
08 hs - ABERTURA E INICIO DAS AULAS
09 hs - AÇÃO PRÁTICA DO PRIMEIRO MODULO COM O PLANTIO DE 40 MUDAS COM A AJUDA DOS ALUNOS.
LOCAL:
Centro de Cultura e Formação - Kanindé, da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé, localizada na estrada da areia branca, quilômetro 14, Porto Velho - Rondônia, Brasil, distante 15 km do centro da cidade ou 21 km do aeroporto internacional Jorge Teixeira.
CONTATO:
Frederico - ACT Brasil
Israel Vale - Coordenador Kanindé
Paulo - Coordenador do curso
TELEFONES
(69) 32292826
(69) 99848918
INFORMAÇÕES:

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,79220,associaes-e-a-fundao-nac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.