VOLTAR

Associação realiza curso de artesanato com couro de peixe

WWF - www.wwf.org.br
14 de Out de 2010

A Associação de Mulheres Amor-Peixe, de Corumbá (MS), realiza nos dias 19 e 20 de outubro, com o apoio do WWF-Brasil, curso de capacitação para novas associadas sobre as técnicas de produção de artesanato de couro de peixe e associativismo. O curso é gratuito e tem por objetivo capacitar novas associadas para integrar a associação. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro, na sede da associação.

A Associação Amor-Peixe foi criada em 2003, em Corumbá e hoje conta com 12 integrantes. Com criatividade e muito trabalho, elas aproveitam a pele de peixe, que antes ia para o lixo em belas belos produtos artesanais, como bolsas, cintos, carteiras, roupas, agendas, pulseiras, bijuterias. O trabalho de reciclagem gera renda e reforça a identidade dessas mulheres pantaneiras. Além da produção de artesanato, a associação desenvolve atividades socioeducativas com a comunidade.

Desde 2003, o WWF-Brasil vem apoiando o trabalho da associação, com a realização de oficinas sobre design, associativismo, educação ambiental e gestão. O conhecimento adquirido ajudou as artesãs a se organizarem melhor e a produzir produtos mais atrativos para o mercado, valorizando a icnografia e a tradição do Pantanal. Hoje elas são convidadas a participar de eventos, como feiras e seminários para divulgar e têm seu trabalho reconhecido como exemplo de artesanato sustentável.

Com a consolidação do grupo, o WWF-Brasil está agora encerrando o apoio formal à associação, mas isso está sendo feito aos poucos. O apoio na realização do curso faz parte dessa estratégia. O objetivo é capacitar novas associadas para integrar o grupo e ampliar o trabalho da associação.

Serviço:

O que? Curso de artesanato de couro de peixe

Quando? 19 e 20 de outubro.

Onde? Na Associação de Mulheres Amor-Peixe, na Rua Dom Aquino, 405, Casa do Artesão, no centro de Corumbá.

Inscrições: até 16 de outubro pelo telefone (67) 3232-2325 - amorpeixe@hotmail.com

http://www.wwf.org.br/?26182/Associao--realiza-curso-de-artesanato-com-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.