VOLTAR

Associação faz denúncia contra titular do Incra

O Globo, O País, p. 13
27 de Set de 2011

Associação faz denúncia contra titular do Incra
Superintendente de Marabá teria vendido lote de assentamento

A Associação dos Servidores da Reforma Agrária (Assera) denunciou nesta segunda-feira que o atual superintendente do Incra de Marabá (PA), Edson Luis Bonetti, foi excluído do Programa Nacional de Reforma Agrária por transferência de domínio sem a anuência do Incra, ou seja, por ter vendido o lote de sua propriedade quando era assentado no PA Cabanos, em Eldorado do Carajás.
Por isso, segundo a associação, ele não poderia representar a autarquia, uma vez que teria praticado uma conduta vedada pelo órgão.
Ao GLOBO, Bonetti explicou que foi assentado até o dia 6 de janeiro de 2009, constando, a partir de então, como desistente no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária.
Bonetti ressaltou ainda que, em setembro de 2004, após ter sido aprovado pela Universidade Federal do Pará para assumir uma vaga no curso de Agronomia, ficou inviável manter o lote.
- Tornou-se impossível executar as atividades agropecuárias no lote a mim destinado, fato que ocasionou a minha desistência do lote, devidamente entregue à diretoria da associação, sem receber qualquer remuneração - disse Bonetti, frisando que também existem documentos que comprovam a desistência.
Ele negou a venda do lote e explicou que, à época, por desconhecimento da legislação, não fez um comunicado oficial ao Incra sobre a desistência, ficando impossibilitado de conseguir um novo lote para desenvolver as atividades agropecuárias após concluir o curso.

O Globo, 27/09/2011, O País, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.