VOLTAR

Associação de Mulheres Indígenas do Rio Negro realiza VI Assembléia Geral

COIAB-Manaus-AM
24 de Set de 2003

Associação de Mulheres Indígenas do Rio Negro realiza VI Assembléia Geral
Mais de 50 mulheres indígenas originárias da região do Alto Rio Negro que residem em Manaus, participam da VI Assembléia Geral da Associação das Mulheres indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), que será realizada no período de 26 a 28 de setembro, na Rua VI, Casa no 156, Conjunto Villar Câmara, Aleixo, Zona Leste, da cidade de Manaus/AM.

A Assembléia tem por objetivo analisar a inserção e participação das mulheres indígenas no movimento indígena organizado e avaliar a caminhada da Amarn nos últimos três anos, destacando os avanços e os obstáculos dessa luta, e definindo linhas políticas e de ação que deverão nortear a atuação da Associação no próximo triênio, de 2003 a 2006, priorizando a promoção de alternativas sociais, políticas e econômicas para as associadas. A Assembléia deverá eleger ainda a nova Coordenação da Associação para o mesmo período.

As participantes, após apreciar o Relatório de Atividades da Coordenação, de 2000-2003, discutirão temas como papel e desafio das lideranças indígenas femininas no Movimento Indígena Organizado; papel das organizações indígenas de mulheres: tendências e desafios; e propostas básicas para a condução administrativa, financeira e política da Associação.

A Amarn foi fundada em 1984 e registrada em cartório em 1987. De lá para cá, com o apoio de entidades parceiras, nacionais e internacionais, foram realizadas várias assembléias gerais e extraordinárias, reuniões e encontros, que buscavam estabelecer condições para que as associadas se envolvessem de forma mais efetiva nas lutas específicas das mulheres e do movimento indígena em geral.

Atualmente, a Associação tem sede própria e relações consolidadas com as comunidades de origem, as quais garantem matéria-prima para a confecção dos artesanatos, o que tem possibilitado o aumento da produtividade e ampliação de parcerias que permitem a exposição e venda dos artesanatos adquiridos e produzidos pela Amarn.

A Associação, juntamente com a intensificação das atividades econômicas, se empenhou no desenvolvimento de políticas voltadas para a área social. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas atividades educacionais bilíngües com 23 crianças, com idade de 04 a 15 anos de idade, e oficinas de capacitação e formação das associadas, através de cursos de informática e administração. Na área política, a Amarn tem sido bastante atuante enquanto organização membro da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Participam na Assembléia da Amarn, além das lideranças associadas, representantes de organizações de mulheres indígenas de Roraima, Acre e de outras regiões do Estado do Amazonas, como a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), Associação de Mulheres Ticuna (Amit), Departamento de Mulheres da Foirn e Departamento de Mulheres da Coiab. Participam também representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi), Projetos Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenação da Amarn, nos telefones (92) 6448906 / 6442480.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.