VOLTAR

Assis Brasil se prepara para receber a Estrada do Pacífico

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Válber Lima
06 de Dez de 2002

Expectativa dos moradores é grande para a festa de inauguração da rodovia

Distante 335 quilômetros de Rio Branco, o município de Assis Brasil, com 3.600 habitantes, está contando os dias para participar da maior festa da cidade nos últimos dez anos. A população prepara uma solenidade histórica para receber os presidentes da Bolívia, Sanchez de Lozada, do Peru, Alejandro Toledo, e do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, além, é claro, do governador Jorge Viana, senadores, secretários, políticos e lideranças de todo o Estado.

A cidade inteira e também os moradores da zona rural estão muito animados e trabalhando dia e noite para fazer bonito no dia da entrega de uma estrada que durante décadas foi o maior sonho dos produtores, comerciantes e populares em geral. Segundo o prefeito de Assis Brasil, Manoel Batista de Araújo (PT), a expectativa é de que compareçam mais de 3 mil pessoas no dia da festa.

A solenidade será no alto de um elevado de onde dá para ver praticamente todo o município. É o local por onde se entre na sede de Assis Brasil e foi formado pelas obras da estrada. Com a remoção de uma ladeira o material depositado ao lado do asfalto formou uma espécie de mirante. E lá vai ser a festa.

A prefeitura organiza as atividades do dia, através de várias comissões, criadas com a comunidade, que estão trabalhando em setores distintos como: comissão de mobilização, hospedagem, limpeza, recepção e de história do município.

As oito hospedarias da cidade devem ficar todas ocupadas apesar das principais autoridades não permanecerem no município por mais de duas horas no dia da inauguração. Mas, segundo os organizadores, alguns assessores e seguranças dos três presidentes chegarão no local pelo menos um dia antes, para iniciar os procedimentos de segurança e agenda.

Os moradores da zona rural já começaram a chegar e o movimento no comércio e nas ruas já é cada vez maior. Os produtores estão se hospedando em casas de parentes e de amigos. Praticamente todas as famílias irão receber pessoas em suas casas. Segundo os moradores, o mês de dezembro vai ser um dos mais movimentados. As festas à noite estão a cada dia mais comuns.

Apresentações - Para que no dia da festa os presidentes dos três países e autoridades conheçam um pouco do povo de Assis Brasil, os estudantes estão sendo preparadas para apresentar números tradicionais. Ainda não está confirmado, mas o objetivo da organização é realizar uma festa completa e provavelmente também as aldeias da região devem fazer apresentações de danças indígenas.

Uma das comissões de organização está cuidando do transporte de produtores e índios para a sede. Os contatos são feitos nas próprias aldeias e o convite é feito oficialmente pela equipe da prefeitura. "Vamos viver um momento dos mais importantes de nossa história e não podemos deixar passar em branco um dia inesquecível como este", ressaltou o prefeito Manoel Batista, que é chamado carinhosamente pela população de 'Manelzinho'.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.