VOLTAR

Assinaturas já foram recolhidas

O Povo (CE) - http://opovo.uol.com.br
07 de Jul de 2010

A superintendente estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, teve uma tarefa árdua ontem. Coube a ela trabalho de percorrer as cidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante recolhendo as assinaturas das partes envolvidas no acordo firmado na última segunda-feira, como as lideranças anacés e o prefeito de Caucaia, Washington Gois.

Lúcia é funcionária de carreira do Estado, como procuradora. E, com esta função, ela foi indicada pelo governador Cid Gomes (PSB) para compor o grupo de trabalho para a identificação e delimitação das terras indígenas. O Palácio Iracema também indicou o técnico Paulo Henrique Lobo, do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

O coordenadora da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará, Paulo Fernando, confirmou que receberia o documento ainda ontem para remeter a Brasília. O grupo deve ter cerca de dez pessoas em sua composição.

A procuradora e titular da Semace comentou que "pode levar muitos anos" o trabalho de demarcação. "Os (índios) tapebas já passaram por esse grupo de trabalho, faz tempo. E há bem 20 anos que corre esse processo", lembrou. Mas ela lembrou que "realmente os anacés estão muito mais abertos ao diálogo" e que todas as partes envolvidas têm "animo e compromisso para resolver", possibilitando assim uma conclusão aparentemente sem obstáculos ou contestações.

http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/economia/2010/07/07/Internaeconomia,…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.