VOLTAR

ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DA AYRCA

INFOIRNET Informativo Semanal - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro-FOIRN
04 de Ago de 2008

Entre os dias 25 a 27 de Julho de 2008 aconteceu a Assembléia Extraordinária da Associação Yanomami do Rio Cauburis e Afluentes (AYRCA), estiveram participando Abrahão de Oliveira França Diretor Foirn, Orlando de Oliveira Adm IBDS, Francisca Penha pela SEDUC, Jaime do SEMSA, Chefe de Posto da Funai Alencar, Comadante 5o PEF-TEN Benttreu, também estiveram participando as lideranças das Comunidades de Maturacá (Antônio Assis), Ariabú (Joaquim Figueiredo-Cacique), Inambú (André Brasil - Tuxaua), Tamacuaré (Domingos Figueiredo -Tuxaua) e Maiá (Luciano Nascimento - Cacique).

Durante a Reunião foi reivindicado pelas próprias lideranças a presença dos profissionais de Saúde em área, pois já estavam quase 03 meses sem o atendimento médico, durante essa ausência o Exercíto estava fazendo alguns atendimentos emergenciais para essas famílias que mais necessitavam.

O Comandante do 5o Pelotão TEN Benttreu explicou o porquê do não atendimento integral, o exército tem as suas regras.

Quanto a Educação a Professora Francisca explicou para eles que os trabalhos estão a caminho, o processo não é fácil, quanto a contratação de mais servidores para trabalharem na escola Nossa Senhora Imaculada Conceição a mesma garantiu que em 2009 haverá concurso para área de professor, auxiliar de Escola, merendeira e Auxiliar de Administração essas pessoas que forem aprovados no Concurso irão atuar na sua própria Comunidade.

O objetivo principal da Assembléia foi para somar a força de voz para a melhoria da Saúde Indígena Yanomami e da Educação para esta comunidade. Durante a reunião foram discutidos a Saúde Yanomami, Construção de educação da escola Yanomami, Presença dos Militares em Terras Indígenas , Ecoturismo nas T.I.Yanomami e para finalizar a Assembléia foi encerrada com o assunto muito importante a Auto-Determinação do Território Tradicional Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.