VOLTAR

Assembléia do povo Xukuru (PE): "10 Anos Sem Xicão e A Perseguição Continua"

Cimi
16 de Mai de 2008

De 17a 20 de maio, o povo Xukuru realiza a sua 8ª Assembléia com o tema "10 Anos Sem Xicão e A Perseguição Continua". O encontro acontece na Aldeia Pedra D´Água, em Pesqueira, agreste de Pernambuco. Participarão cerca de 2 mil pessoas do povo Xukuru e lideranças indígenas de outras regiões do País

Também estarão presentes representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, entre esses o governador de Pernambuco e o prefeito de Recife. É a primeira Assembléia Xukuru que contará com a participação de representantes destes poderes como convidados. O objetivo é promover e ampliar a discussão sobre questões referentes à política indigenista brasileira, como o Projeto de Lei do Estatuto dos Povos Indígenas e a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.

Na Assembléia, três painéis discutirão o contínuo processo da criminalização de lideranças indígenas envolvidas na luta pela terra e pelos direitos dos povos. Participarão indígenas e representantes de movimentos sociais que foram vítimas desses processos, como Aurivan Truká e Jaime Amorim (MST). Também estarão presentes agentes públicos que devem atuar para superar a situação, como o Procurador Marco Aurélio Farias (MPE/PE), o deputado estadual Isaltino Nascimento e Rodrigo Pellegrino (SEDH/PE).

A abertura do encontro Xukuru lembrará o cacique Francisco Assis Araújo, conhecido como "Xicão", assasinado em 1998 a mando de fazendeiros da região que disputavam o território do povo Xukuru. No último dia da Assembléia, 20 de maio, acontece a caminhada dos indígenas em direção ao local no qual o cacique Xicão foi "plantado", onde haverá uma celebração ao líder indígena.

O Povo Xukuru descerá para a zona urbana de Pesqueira para realizar o ato público em protesto ao assassinato de Xicão e à violência contra outras lideranças indígenas por lutarem por suas terras. O momento contará com presença de autoridades do Estado, entre eles, o Governador do Estado, Eduardo Campos.

Serviço:

8ª Assembléia do Povo Xukuru - '10 Anos Sem Xicão e A Perseguição Continua"

Data: 17 a 20 de maio de 2008

Local: Teritório Indígena Xukuru - Aldeia Pedra D`Água, Pesqueira, Pernambuco

Assessoria de Imprensa:

Rosário de Pompéia - CCLF: (81) 9959-1357 / rosario@cclf.org.br

Flora Noberto - CCLF: (81) 9282-5443 / flora@cclf.org.br

Contatos para entrevistas:

Cacique Marcos Xukuru - (87) 9938-4903

Eliene Amorim - Centro de Cultura Luiz Freire - (81) 3301-5241 / 3301-5250

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.